Loja Solidária

O Centro Social da Lomba é um agente fundamental de aplicação de políticas de proteção social, desempenhando um papel fulcral na elaboração de estratégias de desenvolvimento social integrado e na criação de respostas sociais inovadoras e sustentáveis.

Com a emergência de novos processos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades sociais, pessoais e espaciais, subjacentes à problemática da pobreza estrutural, urge uma nova política social, ativa e eficaz nas suas medidas de intervenção.

Assim, o Centro Social da Lomba assume um papel fundamental num contexto de afirmação de políticas sociais ativas, para o esforço da erradicação e atenuação da pobreza e da exclusão social. Assim em parceria com a Junta de Freguesia da Lomba e com a Conferência Vicentina Rainha Santa Isabel da Lomba, surge a possibilidade da criação da Loja Solidária.

A Loja Solidária é um projeto que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de intervenção e permitindo um melhor planeamento dos serviços e celeridade dos mesmos. Esta tem como finalidade contribuir para a promoção e integração social do indivíduo, família e comunidade, estimulando a sua participação ativa e privilegiando o trabalho em rede com os parceiros locais.

A Loja Solidária tem assim como permissa, através da aquisição/receção de bens e prestação de serviços, suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, nomeadamente os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), idosos com fracos recursos económicos, bem como, crianças e jovens que apresentem necessidades básicas de subsistência.

Constitui pretensão envolver um conjunto de entidades públicas e privadas, que mediante a concessão de donativos em dinheiro ou em espécie, contribuam decididamente para atenuar os efeitos das já referidas pobreza e exclusão social.

A Loja Solidária tem como objetivo suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, através de donativos em espécie ou em dinheiro, doados por particulares ou empresas, para que esta seja um elo forte da rede de apoio social, desenvolvendo um trabalho que pretenderá dar respostas e encontrar soluções para situações de carências diagnosticadas. Para o desenvolvimento do projeto pretende-se, mediante o envolvimento das parcerias, melhorar a articulação com o meio envolvente, através da distribuição de bens essenciais a famílias desfavorecidas, e assim, contribuir para atenuar os efeitos da pobreza e exclusão social.