História da Instituição
O Centro Social da Lomba, Instituição Particular de Solidariedade Social, nasceu de uma Associação de Reformados, em 1987, designada Comissão de Reformados da Lomba, com o intuito de orientar/encaminhar indivíduos com idade igual ou superior a 65 anos, promovendo respostas sociais dirigidas à população sénior.
Neste sentido, em 1993, surgiu a necessidade de desenvolver um espaço onde se fomentasse a interação e estimulação das capacidades físicas e cognitivas do Idoso, um Centro de Dia e, posteriormente, de forma a minimizar as carências sociais diagnosticadas tornou-se indispensável desenvolver um Serviço de Apoio Domiciliário, dando assim auxílio às necessidades dos idosos no seu próprio domicílio.
Devido à crescente dependência dos idosos, à insuficiência de retaguarda familiar e ao isolamento social a que a população sénior está sujeita, revelou-se fundamental construir um Lar de Terceira Idade, inaugurado em 2005.
Em 2009, foi apresentada uma candidatura no âmbito da “Remodelação e Ampliação do Lar Nossa Senhora do Ó”, à tipologia de Intervenção 6.12 – Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), contemplando a ampliação da Instituição a mais 22 idosos, merecendo parecer favorável do Organismo Gestor em 2010, sendo este o único projeto aprovado neste âmbito no Concelho de Gondomar.
No ano 2010, foi criada a Loja Solidária que tem como objetivo, através da aquisição/receção de bens e prestação de serviços, suprir as necessidades imediatas de famílias carenciadas, como por exemplo beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), idosos com fracos recursos económicos, bem como crianças e jovens cujas necessidades básicas de subsistência não estejam asseguradas.
Em 2012, foi apresentada uma candidatura à EDP Solidária, no sentido de desenvolver um Centro Comunitário e no mesmo ano, foi submetida uma candidatura ao POPH (Programa Operacional Potencial Humano) relativa aos Cursos Modulares e EFA, no âmbito da formação profissional para adultos.
Atualmente, o Centro Social da Lomba é constituído pelas respostas sociais Centro de Dia, Estrutura Residencial para Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário e estão a decorrer as obras de ampliação da Estrutura Residencial, aumentando a capacidade de resposta para 47 utentes.
A Instituição presta, ainda, um conjunto de serviços aos seus sócios, nomeadamente Serviço Social e de Psicologia, Empresa de Inserção – Eisol – que contribui para o aumento da empregabilidade, Passeios/Convívios, Ginástica, Programa de Estimulação Física e Cognitiva. Para além dos serviços referidos, usufruem de benefícios (descontos) estabelecidos através de Protocolos de Parceria com diversas empresas, desde a área da saúde ao lazer.
A razão da existência da Instituição são os seus utentes e o bem-estar da comunidade envolvente.