Academia Sénior

A  Academia Sénior da Lomba (ASL), promovida pelo Centro Social da Lomba surge como projeto do Centro Social da Lomba no sentido de combater a elevada taxa de analfabetismo na freguesia da Lomba atenuando, em simultâneo, o isolamento social da freguesia.

É de salientar que este projeto teve o seu início com a constituição de uma Comissão Instaladora à qual competiu o desenvolvimento do projeto da nova instituição e a direção da mesma durante a sua fase de instalação, designadamente:

a) Identificar as áreas científicas e os projetos pedagógicos a serem desenvolvidos;
b) Identificar quantitativa e qualitativamente os recursos exigidos para a prossecução do projeto da instituição;
c) Calendarizar o faseamento do estabelecimento da instituição nas suas e várias componentes, estruturas e atividades;
d) Diligenciar junto das entidades do concelho no âmbito social, económico e cultural, a criação de parcerias que contribuíssem e ajudassem a concretizá-lo.

As vulnerabilidades socioeconómicas diagnosticadas enformam:

a. Conjetura socioeconómica atual do país;
b. Falta de recursos e apoios da área envolvente;
c. Insolvência de indústrias (Calçado e têxteis) empregadoras de grande maioria dos habitantes em idade ativa do sexo feminino;
d. Contexto cultural e mentalidade rural concorrem para a subjugação da mulher, grupo fragilizado face a mercado de trabalho;
e. Inexistência de redes sociais de apoio;
f. Baixa Escolaridade (Elevada taxa de analfabetismo, baixa escolaridade na população ativa e absentismo);
g. Insuficiência de equipamentos desportivos e recreativos;
h. Elevado índice de violência de género;
i. Subjugação/Submissão da mulher rural;
j. Rede deficitária de estruturas de apoio;
k. Segregação da população desfavorecida;
l. Elevado número de Beneficiários de Rendimento Social de Inserção;
m. Isolamento social.
O presente diploma visa disciplinar a criação e funcionamento da Academia Sénior da Lomba que tem como pressuposto dinamizar e organizar regularmente atividades culturais, de aprendizagem, recreativas e de convívio, por e para maiores de 50 anos.

Esta academia terá como pressuposto dar resposta à procura de ensino informal em variados domínios, bem como incentivar a frequência de atividades recreativas ou outras por parte da população sénior, contribuindo para a resolução de um problema que assume proporções crescentes nos dias que correm: o problema do isolamento, da solidão e da deficiente qualidade de vida que estes dois fatores provocam.
As atividades acionadas pelas Academias Seniores visam proporcionar uma elevada acessibilidade ao saber e ao conhecimento e uma enorme satisfação de viver, que é conseguida através do contacto com outras pessoas, com as trocas de experiências, de motivações e de afetos.

1. O presente regulamento disciplina a criação e funcionamento da Academia Sénior da Lomba (ASL).
2. A ASL visa a criação, dinamização e organização regular de atividades culturais, de aprendizagem e ensino informal, recreativas e de convívio, para e com a população sénior.

Consideram-se seniores os indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos.